DOM LUÍS MIGUEL MARTIN CARDEAL ROMANOV
VICE-DECANO DA CÂMARA APOSTÓLICA
PREFETO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO
E PREFEITO DA PONTÍFICIA COMISSÃO PARA OS TEXTOS LITÚRGICOS
Aos que lerem este documento, desejo as mais copiosas bênçãos de Deus.
Tendo em vista a melhor dignidade para a celebração da Santa Missa e para o dia-a-dia de cada clérigo venho redigir este documento para ser seguido por todo clero.
A Santa Missa é o momento mais sublime do nosso dia, trata-se da renovação da forma incruenta do Sacrifício de Cristo na Cruz, por isso a celebração da Santa Missa deve elevar o nosso espírito ao Céu e trazer o Céu à terra.
Por isso deve ser celebrada com o maior respeito e piedade, por parte do sacerdote celebrante, e do povo celebrante, não se deve usar palmas, danças e muito menos inculturações, a menos que seja algo previsto no próprio rito, como por exemplo no Rito Zairense, promulgado pela Santa Sé para as dioceses do Congo.
A própria paramentação do sacerdote deve mostrar essa piedade (na primeira edição do Missal Romano, que será lançada brevemente, fala da importância do zelo da paramentação).
Estão proibidas todas as missas onde o sacerdote esteja apenas de Alva e Estola, a menos que seja uma comunidade mais desfavorecida e não tenha recursos monetários para comprar todas as casulas, na ausência de casula é permitido que se use apenas a Estola, caso contrário a casula deve ser usada.
Os Bispos e cardeais devem USAR a Cruz Peitoral SEMPRE debaixo da casula, NUNCA por cima à mostra.
Nos Sacramentos que não têm a celebração da Eucaristia, o Sacerdote deve revestir-se de Alva (ou sobrepeliz) e Estola tais como: Confissão, Unção dos Enfermos (nestes dois, estola roxa), Batismo e Casamento (nestes dois, estola Branca, e se houver capa pluvial, usa-se a capa pluvial).
Na oração pública do Terço ou nas Novenas Preparatórias dos Padroeiros de cada paróquia, pode usar-se apenas a estola por cima da Batina.
Quanto ao uso da Batina, ninguém está dispensando do uso da Batina sendo todos os clérigos obrigados a usar Batina no seu dia-a-dia, não podendo colocar-se em escândalo e vivendo a vida clerical com a maior dignidade.
Posto isto peço a todos que cumpram com estas normas.
Dado em Roma, no gabinete desta Congregação, aos XIX dias do Mês de Novembro do Ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de MMXXIV, I do nosso pontificado.
+ Ludovicus Michael Card.
Romanov
Vice-Decano da Câmara Apostólica
Prefeito da Congregação para o Culto Divino
E Prefeito da Pontíficia Comissão para os Textos Litúrgicos